Quais são os tipos de terra para plantas? Descubra as diferenças!

Ao comprar terras vegetais em lojas de jardinagem, na grande maioria dos casos, ela já está adubada, com o pH balanceado, pronta para o uso. Porém, às vezes precisamos ajustá-las para usar em plantas que necessitam de um substrato mais específico. Caso você não queira plantar em um vaso, quer plantar direto na terra pois possui esse cantinho em sua casa, é bom analisar qual o tipo de terra que você dispõe no seu terreno.

É preciso analisar qual terra é ideal para a plantinha que você deseja cultivar, que tipo de solo ela gosta. Venha conhecer os tipos básicos de solo:

Terra preta ou marrom

É um solo muito encontrado na áreas de florestas e matas, na camada superficial do solo. É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

Terra vermelha

Essa é uma terra rica, porém tem menor qualidade em relação à terra preta ou marrom. Ela é argiloso e possui em sua composição alumínio, magnésio, ferro, potássio, lítio e outros elementos. Esse substrato tem como inoportuno a sua facilidade de compactação, isso pode dificultar a circulação de ar e água através do solo. Entretanto, pode-se corrigir isso adicionando condicionares que tornem a mistura mais porosa e enriquecer essa terra com matéria orgânica.

Terra amarela

Ele possui essa cor amarelada por possuir areia e não argila e matéria orgânica. É uma terra pobre, não consegue reter água e nem sais minerais. Para usá-lo precisamos corrigi-lo com adição de outro tipo de solo como a terra vermelha e a terra preta/marrom, além de adubos e matéria orgânica para enriquecer o composto. A terra amarela também pode ser misturada com os outros tipos para aumentar a drenagem do substrato.

Agora você terá mais atenção no solo antes de iniciar um plantio. Retire uma amostra, observe a cor e sinta sua textura, assim saberá qual o tipo de terra e poderá adequá-lo à necessidade da planta. Se preferir, você pode pedir ajuda de um profissional.



Esperamos que tenha gostado e que continue nos acompanhando para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!