8 plantas que são repelentes naturais para você conhecer

April 27, 2018

Mais do que enfeitar o jardim, há algumas plantas que são repelentes naturais para evitar insetos e pragas. Essas folhagens liberam por suas raízes e folhas, substâncias capazes de afastar esses animais indesejados e são ideais para serem plantadas em hortas.

 

1. Anis

O anis pode ser utilizado para repelir traças. Além disso, o caule dele é conhecido como erva-doce e é muito usado em comidas, assim como a semente, que é ideal para preparar doces e licores.

 

2. Erva-de-São-Marcos

Essa planta tem um aroma forte que é capaz de repelir insetos voadores, como moscas e mosquitos. Também é utilizada na composição da água-de-cheiro e em chás medicinais.

 

3. Alho

O alho é excelente para espantar pragas, especialmente os ácaros que atacam os tomates. Pode ser plantado intercalando com outras culturas, ou pulverizando o extrato de alho nas plantas.

 

4. Capuchinha

Essa flor pode ser até comestível, desde que não seja cultivada utilizando agrotóxicos. Ela repele nematoide, que são vermes que atacam plantas frutíferas.

 

Leia também: Saiba como começar a sua horta em casa agora

 

5. Citronela

O óleo presente nas folhas da citronela é responsável por repelir borrachudos, formigas, traças e mosquitos. Além disso, é utilizada na fabricação de aromatizadores, repelentes, cremes, sabonetes e velas.

 

6. Gerânio

O gerânio, além de ser lindo para enfeitar o jardim, ajuda a proteger hortas de insetos, servindo como um excelente repelente natural.

 

7. Tomilho

O tomilho é muito utilizado como tempero de molhos e carnes, mas também tem a capacidade de afastar a borboleta-da-couve, que é uma espécie caracterizada pelo ataque das lagartas à folhas de couve-flor, brócolis e couve.

 

8. Menta

Há vários tipos de mentas, que são mais ou menos aromáticas. Todas liberam óleos no ar que ajudam a repelir borboletas-da-couve, ratos e formigas. Porém, lembre-se de plantá-la em um vaso ou num canteiro sozinha, porque ela tem uma raiz invasora.

 

Essas plantas que são repelentes naturais podem ser utilizadas para evitar o uso de fertilizantes e tornarem o seu jardim mais saudável e sustentável. Aposte!

 

Leia também: 5 dicas para você ter um quintal ecológico na sua casa

 

Fotos: reprodução

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

5 tipos de grama que você precisa conhecer

December 4, 2017

1/4
Please reload

Please reload

Please reload

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco e saiba como adquirir os produtos BRUTATEC.

Telefone:

4005-9091

34 3257-0800

Rua Tupaciguara,455 - loja 41 Bairro Aparecida Uberlândia - MG. Cep: 38400-700

© 2020 - Todos os direitos reservados a Brutatec, uma marca do grupo Multivisi.

​www.brutatec.com.br