Perfurador de Solo: Como usar, qual a utilidade e onde comprar?

Se você trabalha ou já trabalhou em uma construção civil, com certeza já ouviu falar ou já usou um perfurador de solo. Ele é composto por um motor e uma broca que podem ser de diâmetros e comprimentos variados, esse equipamento utiliza gasolina, podendo ser levado e usado em qualquer lugar sem depender de energia elétrica.

Tem interesse em saber mais sobre o funcionamento do perfurador de solo e onde alugar ou comprar um? Te convidamos a continuar a leitura desse post.



O que é um perfurador de solo?

O perfurador de solo é um equipamento usado em construções civis, mas também possui utilidade no plantio e até mesmo na aplicação de cercas e grades. São práticos e, muitas vezes, podem ser fundamentais para instalação de piscinas em jardins. Essas ferramentas são capazes de perfurar diversos tipos de solo, desde os mais sólidos, que contam com concretos e madeiras, até os mais arenosos. Isso graças a um motor potente e resistente, e, como dito anteriormente, na grande maioria das vezes, funcionam à base de gasolina.

Ou seja, não necessitam de fios e energia elétrica, podendo facilmente ser carregados por diferentes espaços. E você pode optar por brocas de diferentes tamanhos e formatos para construir buracos de acordo com sua necessidade. Uma outra vantagem dos perfuradores de solo é que eles são de fácil manuseio e manutenção e, para realizar o trabalho, basta ser erguido e prensado contra o solo.



Para que serve um perfurador de solo?


Como o nome já diz, o perfurador de solo é uma ferramenta de extrema eficiência para a perfuração de variados tipos de solo, com excelente rendimento para construção civil até a colocação de cercas e plantio. Eles possuem a capacidade de perfurar vários tipos de terrenos, desde os argilosos até os mais arenosos, porém é preciso tomar certas precauções em solos mais pedregosos, pois podem quebrar a broca.

Em construções civis, ele é útil para a abertura de covas para inserção de estacas, brocas, canos e diversas outras estruturas. São muito utilizados também em atividades paisagísticas, para a perfuração de covas para plantio de árvores, palmeiras, instalação de pergolados, entre outros.

Além disso, os perfuradores de solo são usados em atividades rurais para abertura de covas para o plantio de mudas em geral. E também são usados em abertura de covas para fixação de postes com finalidade de construir cercas de contenção nas atividades pecuárias.

Pelo fato de ser um equipamento que atinge maior profundidade, ele facilita a coleta de amostras de camadas mais profundas do solo, o que é importante para a avaliação do solo, especialmente para culturas perenes, onde é essencial verificar a necessidade da correção do pH e nutrientes do solo em profundidade.

Como utilizar um perfurador de solo?

O perfurador de solo pode ser usado em diversos tipos de terreno. Porém, é preciso tomar algumas precauções em solos mais pedregosos, eles podem causar rupturas na broca. Para cada trabalho, deve se levar em conta o tipo de solo, existe um perfurador ideal, pois eles oferecem vantagens específicas, com o objetivo de agilidade e alta produtividade. Assim, cada ferramenta vai te auxiliar a economizar tempo e mão de obra.

Ao usar um perfurador de solo pela primeira vez, antes de começar, é necessário levá-lo a um local amplo, livre e aberto. Após isso, ligue-o e pratique o manuseio do perfurador de solo para que tenha certeza que será capaz de lidar com ele corretamente na operação real.

Ao programar seu horário de trabalho, permita um tempo suficiente para fazer o trabalho de corte, e disponibilize um tempo considerável para descanso. Isso pois o cansaço e exaustão física geram períodos de atenção mais baixos e levam a acidentes e lesões. É importante também limitar a quantia de tempo que o perfurador será usado continuamente, em torno de 30 a 40 minutos por sessão e deixe descansar de 10 a 20 minutos entre as sessões de trabalho.



Quais as vantagens de usar um perfurador de solo na sua obra?


Conheça aqui algumas das principais vantagens de utilizar o perfurador de solo na sua obra:

  1. Mais eficiência;

  2. Mais economia de mão de obra;

  3. Menos tempo de trabalho;

  4. Maior ganho de produtividade;

  5. Redução de lesões no trabalho pelo esforço repetitivo.

Quais os cuidados que você deve ter ao manusear um perfurador de solo?


Com o intuito de assegurar um funcionamento adequado e seguro, é necessário seguir algumas dicas:

A primeira regra é que este equipamento nunca deve, e nem pode, ser usado para qualquer outra finalidade, que não seja perfurar o solo, porque isso pode gerar lesões e acidentes imprevistos.

Também nunca deve-se usar o equipamento quando estiver sob efeito de álcool, quando estiver sofrendo de exaustão, insônia e sonolência, ou se estiver incapacitado de operar o perfurador de solo corretamente e de maneira segura.

Outra questão importante é evitar o funcionamento do motor em um ambiente fechado pois os gases de escape do equipamento contém monóxido de carbono, que prejudicial à saúde.


Quando não se deve utilizar o perfurador de solo:

  1. Durante a noite, em momentos de nevoeiro forte ou em qualquer outra situação que seu campo de visão esteja limitado;

  2. Quando o chão estiver escorregadio ou quando existir qualquer outra condição que dificultem manter a postura firme durante o uso do perfurador de solo;

  3. Durante tempestades, ventos fortes ou qualquer momento que as condições meteorológicas possam tornar o uso desse equipamento inseguro.


Equipamentos e vestimentas que você deve usar:

  1. Capacete e protetor facial;

  2. Sempre certifique-se de usar vestimentas de trabalho rígidas e duráveis, com camisas de mangas compridas e calças;

  3. Quando usar o perfurador de solo por um período contínuo de tempo, você deve usar protetores de ouvido para se proteger da perda de audição pela superexposição a altos níveis de ruído;

  4. Use luvas de trabalho grossas para proteger suas mãos e botas antiderrapantes exclusivas para impedir escorregamento.

Sempre verifique cada componente do perfurador de solo antes de começar o trabalho, se não existem parafusos ou porcas soltas, vazamento de combustível, rupturas, amassados ou qualquer outro problema que possa afetar na operação de forma segura, para se certificar de que está em boas condições de uso.

Ele está equipado com um mecanismo de engate centrífugo, ou seja, assim que o motor é ligado, as brocas começam a girar, colocando o acelerador na posição de início. Sendo assim, ao ligá-lo, segure-o firmemente no lugar. Nunca coloque o acelerador em alta velocidade ao ligá-lo. E sempre verifique se as brocas param de girar quando o acelerador retorna completamente à sua posição original de novo.



Principais cuidados

  1. Mantenha a velocidade do motor no nível necessário para realizar o trabalho, nunca eleve a sua velocidade além do necessário;

  2. Sempre segura as alças do perfurador de solo de maneira firme com as duas mãos, mantenha os pés ligeiramente afastados para a distribuição uniforme do seu peso em ambas as pernas e mantenha a postura firme e nivelada enquanto opera o equipamento;

  3. Nunca deixe pessoas circularem na área de trabalho durante a perfuração;

  4. Se for interrompido durante o trabalho, certifique-se de sempre desligar o motor antes de se virar;

  5. Proteja-se contra situações de risco sempre, mantendo animais e crianças longe da área de trabalho;

  6. Nunca transporte-o em estradas muito irregulares por distâncias muito longas, isso pode causar o rompimento e o vazamento do tanque como resultado dos choques absorvidos durante o transporte;

  7. Nunca toque a vela de ignição ou conecte o cabo enquanto o motor estiver ligado. Ao fazer isso você corre grande risco de levar um choque elétrico.



Onde comprar um perfurador de solo?


Como você pode notar ao longo desse post, os perfuradores de solo são equipamentos versáteis para usar em construções e também na agricultura. Eles garantem melhor desempenho, agilidade e economia de mão de obra na abertura de covas.

Se você está procurando um perfurador de solo de qualidade para economizar tempo, dinheiro e trazer eficiência em seu trabalho, você pode comprar agora mesmo conosco! Entre no nosso site e veja nossos equipamentos.

E lembre-se de continuar nos acompanhando para mais dicas como essa!

Veja também:

Mini Escavadeira BrutaTec: Compacta, útil, ágil e prática.

Solicite um orçamento

Telefone:

4005-9091

34 3257-0800

Rua Tupaciguara,455 - loja 41 Bairro Aparecida Uberlândia - MG. Cep: 38400-700

© 2021 - Todos os direitos reservados a Brutatec, uma marca do grupo Multivisi.

​www.brutatec.com.br