Escavação: Conheça os 3 melhores processos para as suas obras

A escavação é um dos principais processos em uma obra, é fundamental para a sustentação e segurança da estrutura que está sendo construída. Ao planejar a escavação da obra, deve-se considerar o tipo de solo e de material que será escavado além da carga e transporte dos resíduos, uso de diferentes máquinas, tempo e nível de dificuldade para cada material. O valor do metro cúbico de escavação depende da compacidade do material, por isso a especificação dos materiais deve ser considerada. Continue a leitura para conhecer as 3 categorias de escavação e o processo usado em cada uma delas.


Categorias de escavação


Material de 1ª categoria: Solos no geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo ou inferior a 0,15 m, com qualquer teor de umidade. É escavado por tratores escavo-transportadores de pneus, empurrados por tratores esteiras com peso compatível ou por escavadeiras hidráulicas.


Material de 2ª categoria: Solos sedimentares com processo adiantado de rochificação e rochas com processo adiantado de deterioração, com resistência ao desmonte mecânico inferior ao de uma rocha não alterada. É necessário fazer a combinação de métodos que precisam do uso do maior equipamento de escarificação para a extração. Ocasionalmente poderá ser preciso utilizar explosivos. Nessa categoria são incluídos os blocos de rocha com volume inferior a 2m³ e os matacões e pedras com diâmetro médio compreendido de 0,15m a 1,00m.

Material de 3ª categoria: Materiais com resistência ao desmonte mecânico igual à uma rocha não alterada, blocos de rocha com diâmetro médio maior que 1,00m ou de volume igual ou superior a 2m³. A extração e redução para viabilizar o carregamento é feita utilizando explosivos continuamente.


Ou seja:

  1. Primeira categoria: solo, processo de escavação simples;

  2. Segunda categoria: solo resistente, processo de escarificação;

  3. Terceira categoria: rochas, processo de desmonte com explosivos.


O material da segunda categoria pode ser o mais difícil de classificar e pode acabar gerando discordância entre o contratante e a prestadora de serviço. Nem sempre o uso de explosivos caracteriza um material de terceira categoria. É preciso que o uso de explosivos seja contínuo para ser classificado como terceira categoria. Observe também que matacões e rochedos, requer a verificação de sua dimensão para classificá-los em 1ª ou 2ª categoria. Embora exista essas classificações dos materiais a serem escavados, podem ocorrer duas ou até três categorias em um mesmo corte, tendo em mente que quanto mais complexo for o trabalho de escavação, maior será o valor a se pagar.

Lembre-se, ao planejar a escavação e a terraplanagem, é essencial ter o acompanhamento de profissionais capacitados para garantir segurança e tranquilidade na sua obra. Esperamos que tenhas gostado do conteúdo. Continue nos acompanhando para ficar por dentro das novidades!

Leia também: Descubra os benefícios da Mini Escavadeira para sua obra!

Solicite um orçamento

Telefone:

4005-9091

34 3257-0800

Rua Tupaciguara,455 - loja 41 Bairro Aparecida Uberlândia - MG. Cep: 38400-700

© 2021 - Todos os direitos reservados a Brutatec, uma marca do grupo Multivisi.

​www.brutatec.com.br