Dicas e cuidados para manter a grama impecável no calor

No período do verão, a grama cresce de maneira acelerada e, por esse motivo, precisa de atenção. Com isso em mente, separamos algumas dicas de cuidados com a grama nesse período de calor, para garantir que ela fique saudável e bonita. Confira!

Aparência da grama

Com o auxílio de um profissional especializado, faça um diagnóstico do gramado. Ao verificar seu aspecto, homogeneidade, cor, se há folhas amareladas, ervas daninhas, irregularidades e áreas em que a terra esteja aparecendo, terão uma visão do que realmente precisa ser feito.

Aparador de grama

Dê uma conferida no aparador de grama e, se for preciso, mande afiar as lâminas e lubrificar as engrenagens. Esse é um passo essencial para evitar que as lâminas cegas mastiguem as folhas da grama, deixando o gramado feio e fraco.

Corte do gramado

Como dito anteriormente, no verão a grama cresce mais rápido devido ao calor, luz e umidade. Sendo assim, a frequência do corte é bem importante para que os efeitos da falta de corte não sejam tão profundos e visíveis.



Calcário

Para aplicá-lo de maneira correta, é essencial fazer uma análise completa do solo e corrigir o pH com calcário calcítico ou dolomítico.

Ervas daninhas

Para evitar que as ervas daninhas estraguem a beleza do gramado, é fundamental mantê-lo saudável e na altura certa, o que estimula seu adensamento e evita a germinação das sementes de ervas daninhas que dependem da luz. Se for necessário usar herbicidas ou outros agrotóxicos, é importante consultar um profissional que possa analisar também pragas e doenças que possam estar afetando as plantas.

Adubo

Você deve usar estercos bem curtidos, húmus de minhoca, areia, terra vegetal, torta de mamona, farinha de ossos e outros adubos e substratos sem sementes, pois isso evita a presença de sementes de plantas invasoras que podem contaminar seu gramado.

Irrigação

Um dos cuidados mais importante é a irrigação correta e adequada do gramado. Para alcançar melhores resultados, a dica é irrigar o gramado na parte da manhã ou no fim da tarde, evitando os períodos mais quentes do dia. Regue a grama antes do solo ficar completamente seco e opte por regar em maior quantidade em intervalos de tempo maiores. Essa prática estimula o aprofundamento das raízes e as tornam mais resistentes.

Mantendo esses cuidados, é possível passar pelo verão sem causar prejuízos no gramado. Temos certeza que com essas dicas seu gramado ficará sempre saudável e bonito. Continue acompanhando nosso site para mais dicas!

Leia também: Como aparar a grama? Confira 8 dicas para ter um gramado bem podado!