Como descomplicar a logística do meu negócio? Saiba agora!

March 29, 2018

Trabalhar com serviços logísticos inclui revisar os métodos e as atuações em alguns processos para conquistar mais eficiência. Porém, como diminuir custos, manter um bom desempenho e ter um melhor posicionamento de mercado descomplicando a logística? É o que nós vamos explicar nesse post! Vamos lá?

Planeje a rota

 

Ao planejar a rota, leve em consideração alguns itens:

  1. Nem sempre o caminho mais curto é a melhor opção;

  2. Estude o roteiro e veja como está a situação das rodovias;

  3. Verifique se há possibilidade de usar outros modais, como a malha ferroviária;

  4. Invista em rotas mais eficientes e menos dispendiosas.

 

Monitore a frota para descomplicar a logística

 

Entender com precisão onde estão os veículos e se os prazos estão sendo cumpridos é imprescindível para ter maior monitoramento da logística. Assim, é possível saber o desempenho do serviço e analisar se ele está adequado, assim como acompanhar a situação dos pedidos com mais exatidão.

Identificar um acidente, um roubo ou algum outro problema com os veículos da frota para tomar as decisões adequadas muito mais rapidamente será decisivo para acionar os respectivos seguros. Além disso, é importante também para resguardar os funcionários e proteger as cargas.

 

Leia também: Saiba para que serve o eletrodo revestido

 

Invista em um software de controle de estoque

 

Registrar as entradas e saídas do acervo em um sistema informatizado é essencial para que a logística seja mais eficaz, além de garantir mais segurança. Outra vantagem é que ajudará os gestores a terem acesso a informações mais confiáveis e os erros humanos serão reduzidos, assim como os retrabalhos.

 

Terceirize alguns serviços logísticos

 

Optar por alugar um galpão para agrupar o estoque é uma opção mais econômica e ideal para ajudar a cortar custos. Além disso, garante mais segurança para as operações logísticas e uma infraestrutura mais moderna.

 

Os imóveis como esses, especialmente os condomínios logísticos, possuem a administração de uma empresa especializada, o que já inclui estacionamento para veículos, cross docking e vigilância individual 24 horas por dia. Outro ponto positivo é uma melhor localização, que ajudará a reduzir gastos e facilitar a logística.

 

Investir em equipamentos de qualidade, como uma empilhadeira de alta capacidade ajudará a melhorar a eficiência nos processos e fazer com que os pedidos sejam despachados mais rapidamente. Sendo assim, é mais uma estratégia para descomplicar a logística dos processos.

 

Buscar maneiras de melhorar a eficiência do negócio é algo que deve ser sempre estimulado pelo gestor. A logística pode ser descomplicada facilmente, desde que seja planejada adequadamente para aumentar a rentabilidade e a otimização dos serviços.

 

Leia também: Dicas de como tirar a ferrugem

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

5 tipos de grama que você precisa conhecer

December 4, 2017

1/4
Please reload

Please reload

Please reload

Solicite um orçamento

Telefone:

4005-9091

34 3257-0800

Rua Tupaciguara,455 - loja 41 Bairro Aparecida Uberlândia - MG. Cep: 38400-700

© 2020 - Todos os direitos reservados a Brutatec, uma marca do grupo Multivisi.

​www.brutatec.com.br