Como aparar a grama? Confira 8 dicas para ter um gramado bem podado!

Para manter o seu jardim bonito e bem cuidado, um dos principais pontos é cuidar do gramado. Um gramado bem cuidado e bem cortado passa uma boa impressão. Se você gosta de colocar a mão na massa nessas horas ou se estiver querendo economizar e você mesmo fazer a manutenção do seu jardim, trouxemos algumas dicas para você aparar sua grama como um profissional da área! Confira:


Como aparar a grama corretamente?



1- Use equipamentos de proteção

Use botas ou sapatos fechados, como tênis, e calças compridas para proteger contra galhos, pedras e gramas que podem ser lançadas pelo cortador. Use chapéu ou boné para proteger seus olhos da luz solar, para que enxergue melhor durante o processo, proteja os ouvidos e use óculos de proteção.

2- Veja se está pronta para o corte

A primeira coisa a se olhar é se a grama está seca. Após isso, use uma vassoura de aço para erguer o gramado e medir sua altura. Se a grama ter entre 5 e 10 centímetros, significa que está na hora de cortar.


3- Faça limpeza do terreno

Ainda com a vassoura de aço, limpe a área que será cortada. É importante retirar brinquedos, galhos, pedras e qualquer outra coisa que possa prejudicar o cortador de grama ou causar algum tipo de acidente.

4- Determine a altura do corte

Ao cortar muito, você pode estragar as raízes e assim o gramado fica mais propício ao surgimento de ervas daninhas, pragas e doenças. Por esses motivos, nunca corte mais de um terço da grama. Se perceber que o crescimento do gramado é acelerado, corte com mais frequência, mas não ultrapasse o limite de corte de até um terço do tamanho.

5- Examine as lâminas e o combustível do cortador de grama

Se as lâminas não estiverem afiadas, pode lacerar o gramado ao invés de cortá-lo, deixando sua aparência e saúde danificadas. Por isso, as lâminas devem sempre estar em boas condições para uso. Não se esqueça de verificar os níveis de óleo e combustível do cortador de grama e, caso necessário, abasteça-o.

6- Corte em sentidos diferentes

Esse é um bom truque, corte a grama em direções variadas. As folhas do gramado se inclinam para a direção que estão sendo cortadas, então alternar a direção ajuda a não desgastar tanto o gramado. Alternar a direção do corte também evita falhas.


7- Faça o acabamento com uma tesoura

Use a tesoura em locais pertos da calçada, raízes e caules de árvores ou pedras. É preciso ter cuidado em locais próximos de árvores pois as lâminas do aparador de grama podem prejudicar muito as bases das árvores, principalmente árvores novas ou recém plantadas. Sendo assim, é recomendado usar uma tesoura nesses locais.



8- Faça uma limpeza nos equipamentos ao acabar

Quando finalizar, limpe os equipamentos usados antes de guardá-los. Limpar as lâminas ajuda a mantê-las afiadas e garante um bom corte na próxima utilização.


Seguindo essas dicas, temos certeza que seu jardim irá ficar sempre bonito e bem cuidado. Caso ainda não tenha um equipamento para cortar seu gramado ou percebeu que está na hora de substituir o seu, clique aqui e veja nossa Roçadeira e compre conosco!

Acompanhe nosso site para continuar vendo dicas como essa!

Veja também: Confira o passo a passo para plantar uma árvore do jeito certo!

Solicite um orçamento

Telefone:

4005-9091

34 3257-0800

Rua Tupaciguara,455 - loja 41 Bairro Aparecida Uberlândia - MG. Cep: 38400-700

© 2021 - Todos os direitos reservados a Brutatec, uma marca do grupo Multivisi.

​www.brutatec.com.br