5 Dicas para ser um bom operador de escavadeira
A escavadeira, ou escavadora, é uma máquina para trabalhos pesados muito utilizada em construções de obras ou no campo, para mover objetos pesados e escavar. Ela é constituída por duas partes, uma base de condução e um braço grande de lança poderoso, com um acessório para escavar. O operador da escavadeira fica dentro de uma cabine ligada à base e controla o braço.
O operador deve sempre possuir uma licença para conduzi-la, o uso da escavadeira sem conhecimento necessário pode resultar em acidentes. Além disso, a falta de uma licença pode resultar também em um canteiro de obras fechado.

Veja 5 dicas para se tornar um excelente operador de escavadeira:
1- Cursos teóricos e práticos
Como dito anteriormente, é necessário adquirir a licença para o manuseio do equipamento. Através de cursos teóricos e práticos sobre o equipamento, só após o aprendizado correto você poderá usar a escavadeira. Existem diversos cursos para capacitação e especialização, basta procurar. Outro ponto importante é que um bom operador que pretende ter destaque no mercado, deve sempre acompanhar as transformações tecnológicas do maquinário.
2- Equipamentos para sua segurança
Sempre utilize os equipamentos de proteção: capacetes, luvas de proteção, protetores auditivos e botas de segurança. Respeitar os procedimentos de segurança é uma das principais qualidades de um operador de máquina. Negligenciá-los ou ignorá-los pode trazer prejuízos para o empregador, ou pior, causar acidentes.
3- Profissionalismo
Um bom operador de escavadeira deve ter algumas habilidades relacionadas ao comportamento como, por exemplo, organização, ética, agilidade e paciência para trabalhar em equipe. E tome cuidado com as distrações. Existem vários casos de acidentes causados simplesmente pelo profissional se distrair, então mantenha o foco no trabalho, a concentração é importantíssima para os profissionais que desejam atuar como operadores de máquinas a fim de não comprometer a produtividade.
4- Conhecimento e cautela
É ideal que o profissional tenha conhecimento do local onde ele usará a máquina, assim, com cuidado e conhecimento sobre o local, poderá realizar os objetivos sem nenhum imprevisto. É necessário ter em mente que, na maioria das vezes, o desenvolvimento da obra depende do trabalho das máquinas, sendo assim, se não ocorrer imprevistos o cronograma e o andamento da obra continuam avançando.
5- Limitações e condições para uso
Um operador de qualidade deve sempre respeitar as limitações técnicas da máquina para utilizá-la com segurança, não exija mais do que ela aguenta, o resultado pode ser catastrófico. E não se esqueça que o profissional deve sempre verificar se o equipamento está em boas condições para uso.
Essas foram nossas dicas pra ser um bom operador de escavadeira, esperamos que você se torne um excelente profissional e melhore cada vez mais. E se você está procurando uma escavadeira, entre no nosso site e confira nossas máquinas.
Tags: