5 adubos caseiros para seu jardim

October 1, 2017

Você gosta de cuidar do seu jardim ou deseja começar um? Saiba que o processo de adubação é uma das etapas mais importantes para que as plantas tenham os nutrientes necessários para seu crescimento. E essa adubação pode ser feita com materiais do dia a dia, sem complicação! Fique com a BRUTATEC que iremos te ensinar como:

Borra de café: A borra do café é importante para a fertilização do solo, já que tem o poder de manter pragas longe das suas plantas. É rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica.

 

Cascas de frutas: Para utilizar o adubo orgânico com restos de alimentos, faça primeiro a compostagem.

Compostagem é o processo para se obter um adubo ecológico, com restos dos detritos de sua casa. Para realizar este processo, pegue um recipiente, que pode ser um balde, e faça furinhos no fundo.

Pegue outro balde, e coloque por baixo do primeiro, para recolher o que chamamos de chorume, que nada mais é do que o líquido eliminado pelo material. Coloque os seus detritos no recipiente com furos no fundo.

O processo deve ser feito em camadas, uma de nitrogênio para três de carbono. A camada de nitrogênio é composta pelo material úmido, como o lixo em si, cascas de frutas e restos de leite. Evite sobras de alimentos gordurosos ou temperados. Já a de carbono é matéria seca, como papel, casca de árvore e folhas secas. Pique todo o material em pedaços bem pequenos. A última camada deve ser seca.

Evite mexer na sua composteira por umas duas semanas, para que ela se transforme naturalmente. O final deste processo será em torno de dois ou três meses, pois é quando a temperatura do composto se estabiliza e ela fica com cheiro de terra. Então, é só usar para adubar suas plantas!

 

Casca de ovo: Bata as cascas de ovo no liquidificador até virar uma farinha, e use uma colher de sopa do adubo no canteiro a cada 40 dias. Elas são ricas em cálcio, magnésio e potássio, sendo indispensáveis no plantio.

 

Restos de grama: Depois de fazer a manutenção de seu gramado, você pode utilizar a grama cortada como um fortalecedor das suas plantas. Misture com esterco de animais ou cascas de alimentos e monte um poderoso adubo.

 

Água do cozimento de vegetais: Sabe a água que sobra após o cozimento de verduras como batatas e cenouras? Utilize-as para fazer suas regas! Apenas lembre-se de deixar a água esfriar, para não danificar as plantas.

 

Dicas da BRUTATEC:

  • O tempo nublado é o melhor dia para fazer a adubação;

  • No dia posterior a adubação, não se esqueça de regar as plantas;

  • Se o seu solo é arenoso, aumente a frequência da fertilização.

 

Gostou das dicas de hoje? Se inscreva e não perca nenhuma atualização! Para adquirir os produtos da BRUTATEC, clique aqui.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

5 tipos de grama que você precisa conhecer

December 4, 2017

1/4
Please reload

Please reload

Please reload

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco e saiba como adquirir os produtos BRUTATEC.

Telefone:

4005-9091

34 3257-0800

Rua Tupaciguara,455 - loja 41 Bairro Aparecida Uberlândia - MG. Cep: 38400-700

© 2020 - Todos os direitos reservados a Brutatec, uma marca do grupo Multivisi.

​www.brutatec.com.br