5 dicas para fazer piso de concreto alisado

2021-06-09 14:01:58 | 1 meses

Se está querendo economizar na sua construção, temos uma dica para você: concreto alisado. O concreto alisado não precisa de argamassa, porcelanato e rejunte que são materiais caros e que podem não combinar com seu projeto. Aqui você irá conferir 5 passos para executar um piso em concreto alisado, continue a leitura!

 

1- Concretagem

Finalize as fôrmas e a malha de armação seguindo o projeto estrutural e em seguida contrate a concreteira. A escolha do concreto é essencial para que o resultado final lhe agrade. Escolha concretos mais fluídos (maior slump)  o que irá facilitar o adensamento. Existem concreteiras que possuem concretos específicos para isso, solicite "concreto para piso alisado" que um técnico te ajudará na escolha do material ideal e medirá o volume necessário. 

 

Durante a concretagem é preciso vibrar o concreto corretamente e fazer o controle do nível, sempre tomando cuidado para manter o concreto o mais uniforme possível. O uso de réguas de madeira ou metálicas facilitam esse processo. Peça para que a concretagem seja feita na primeira hora da manhã, pois o alisamento precisa ser feito obrigatoriamente no mesmo dia. 

 

2- Alisamento

No começo da pega (endurecimento) do concreto, cerca de duas horas depois de ter finalizado o lançamento, faça o alisamento. É fundamental que o concreto esteja endurecido o suficiente para aguentar o peso do equipamento e do trabalhador sobre ele. Entretanto, o concreto não pode estar totalmente endurecido, pois isso impedirá o alisamento adequado. 

 

É necessário o uso de um alisador de concreto nessa etapa. Faça o percurso total da área que será alisada três vezes, mudando as direções (vertical, horizontal, vertical, assim em diante). Não faça duas vezes seguidas no mesmo sentido. Repita esse processo até chegar em um resultado satisfatório e com o aspecto desejado. 

 

 

3- Dilatação

No dia seguinte a concretagem, faça rasgos no concreto para servir de dilatação. Nessa etapa, será necessária uma cortadora de concreto. As juntas de dilatação impedem que surjam fissuras no concreto, é recomendado que elas sejam a cada 3 metros nos dois sentidos. Normalmente, essas juntas de dilatação possuem 3mm de abertura e 4mm de profundidade. 

 

4- Polimento

Depois de 28 dias da concretagem, o concreto estará totalmente curado (endurecido) então é preciso proceder com o polimento. Use uma politriz para pisos de concreto com a lixa que achar adequada. As lixas mais grossas são úteis para pisos que não foram bem alisados, enquanto as mais finas podem ser utilizadas para um acabamento mais refinado. 

 

5- Acabamento e impermeabilização

Lave, seque e retire qualquer poeira ou sujeira do piso e faça a aplicação da resina protetora, ela dará um aspecto acabado ao concreto. É recomendado aplicar três demãos de resina, você pode optar por um piso mais brilhoso (acetinado) ou fosco, vai de acordo com sua preferência. 

 

Ao seguir esses passos, você terá um piso econômico, prático para manutenção e limpeza, além de dar um visual interessante e duradouro para sua casa. Esperamos que tenha gostado! Continue nos acompanhando para mais! 

 

Veja também

Solda
2021-06-09 14:00:58 | 1 meses

Entenda a diferença entre Roçadeira, Aparador

Solda
2021-06-09 14:01:58 | 1 meses

5 dicas para fazer piso de concreto alisado

Solda
2021-06-09 14:02:37 | 1 meses

Como ter produtividade na construção? Veja!

Solda
2021-06-09 13:46:07 | 1 meses

Processo de soldagem: Conheça como funciona

Solda
2021-06-09 13:47:14 | 1 meses

Quais são os tipos de terra para plantas?

QUER RECEBER NOSSOS CONTEÚDOS GRATUITAMENTE?

Se inscreva para conhecer todas as nossas novidades por email:

Ao clicar no botão de "Inscrever-se" você concorda com a nossa Política de Privacidade.